segunda-feira, 2 de junho de 2014

A evolução do exoesqueleto

Bom dia!
Com toda a pesquisa que fizemos ao longo da última semana, descobrimos um passado muito interessante de toda a pesquisa da tecnologia do exoesqueleto. O primeiro indício que temos dessa pesquisa é de 1890 na qual o russo Nicholas Yagin desenvolveu um exoesqueleto baseado no armazenamento de energia por meio da compressão de um gás. O objetivo desse dispositivo era auxiliar a andar, a correr e a saltar. Porém, não há registros de que o projeto estaria vinculado a fins militares nem a fins médicos, uma vez que o dispositivo exigia a força do usuário e, assim, um paraplégico não poderia utilizá-lo, por exemplo.




 
Projeto de Nicholas Yagin (1890). A compressão é feita dentro de uma mochila nas costas do usuário.

Outro projeto muito importante foi desenvolvido pela parceria do exército norte americano com a General Electric e se chamou Hardiman. Ele marcou por ser o primeiro a visar um aumento de força, conseguindo um usuário ampliar sua força em 25 vezes, porém apresentou limitações com relação a seu peso, que era de 680 kg, reduzindo assim a velocidade do usuário. A ideia do projeto foi tão inovadora, que influencia até a tecnologia atual. 

Hardiman (1960)

2 comentários:

  1. Bom dia pessoal! Não sei porque mas não consegui visualizar as imagens que vocês postaram.
    Vocês precisam postar o cronograma da semana: quem faz o que e quando.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, no jornal Folha de São Paulo do dia 09/06 saiu uma reportagem falando que o pontapé inicial da copa será dada por uma pessoa usando um exoesqueleto desenvolvido no Brasil. Vale a pena ler. Caso queiram estou com a reportagem no LACTEA.

    ResponderExcluir