segunda-feira, 19 de maio de 2014

Problemas sociais e mecânicos

Bom dia!
Os resultados alcançados ao longo da semana foram muito bons. Com a pesquisa de cada um, podemos identificar problemas, tanto sociais quanto mecânicos, ao se criar um exoesqueleto humano.
Dentre os sociais, é importante destacar o custo de um exoesqueleto para paraplégicos, que embora sejam eficientes, não são tão acessíveis a grande parte da população. Isso pode ser explicado pelo fato de ser uma tecnologia recente, ainda está em desenvolvimento, e que, muitas vezes, é tratada como um bem de mercado, e não um bem social 4

Este é o Argo ReWalk, que tem o custo de $65,000 (cerca de R$ 130.000,00). Embora caro, ele permitiu que Claire Lomas fosse a primeira a terminar uma maratona utilizando um exoesqueleto.

Já no meio militar, podemos levantar a questão de seu uso: quem é seu beneficiado? Seu objetivo é o de melhorar as defesas do exército, mas até hoje o que se vê são equipamentos que aumentam a capacidade de ataque e proporcionam combates mais violentos, o que pode gerar mais mortes. Outra questão é em quem tal equipamento será utilizado? Apenas em guerras? Não podemos afirmar que ele nunca será utilizado para conter a população, e assim o que deveria protegê-la, pode se tornar um elemento de repressão.
Passados os problemas sociais, encontramos alguns problemas mecânicos em sua criação como, por exemplo, a previsão de movimento (o controle deve ser rápido o suficiente para acompanhar movimentos do usuário e a resposta de controle deve ser mais rápida que a taxa de contração muscular humana), o peso (a estrutura deve ser resistente para suportar a carga imposta e ser leve o suficiente para que não seja um fardo para o usuário  em casos que o exoesqueleto não é externamente suportado) e a suavidade do movimento (atuadores podem causar desconforto ao usuário caso exerçam altas acelerações).

A nossa próxima tarefa a ser feita é o plano de projeto, em que iremos elaborar uma apresentação. Ficou definido que o aluno Lucas irá fazer os últimos ajustes do escopo e digitá-lo, Juliana e Guilherme ficarão responsáveis pelo plano de ação e o aluno Daniel irá fazer o plano de controle e monitoramento. Na sexta-feira, dia 23/05, o aluno Lucas irá juntar todas as partes em um único documento para ser apresentado para o professor. Já a atualização do blog, os alunos Guilherme e Juliana ficarão responsáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário